Entenda como funciona Controle de Transporte de Resíduos com rastreamento

Entenda como funciona Controle de Transporte de Resíduos com rastreamento

O sistema inovador desenvolvido pela empresa GRX, garante mais segurança e um controle total contra fraudes.

 

Você sabe o que é o Controle de Transporte de Resíduos (CTR)? É um documento numerado que fornece informações sobre a expedição, transporte e recebimento dos resíduos no local da destinação final. Ele é usado para regulamentar o processo de gestão de resíduos e inibir o descarte irregular. 

Porém, em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, esse sistema já apresenta falhas para que caçambeiros possam descartar os seus resíduos em locais inapropriados. 

Para solucionar essa fraude, que raramente é detectada pelo órgão público local, a empresa GRX criou um sistema inovador com rastreamento total dos resíduos, que possibilita ao poder público saber se a caçamba chegou ao seu destino legal. 

A GRX usa um sistema chamado RFID, que usa de ondas de rádio para detectar determinado código, sem precisar de uma leitura visual. É um sistema que possui viabilidade operacional e econômica, pois necessita apenas do leitor, das tags nas caçambas e um aplicativo instalado em um celular, que faz a gestão e integração do leitor e das tags. 

No dia a dia, o procedimento é simples: um funcionário com um leitor identifica o caminhão e faz a leitura dos dois lados da caçamba. Com isso, o sistema identifica o caminhão e quais são os equipamentos em cima dele, podendo efetuar a baixa do CTR sem risco de fraudes. 

Esse sistema já está sendo colocado em prática com a Rafa Entulhos, que está em processo de implementação na cidade de Suzano, em São Paulo. 

Durante a implementação, a GRX oferece todo o suporte para as cidades não só colocarem o sistema em prática, como também entenderem a sua importância. A empresa oferece:

  • Assessoria jurídica, para a cidade estar preparada e ter uma eficiência no sistema.
  • Palestras para transportadores, usinas e ATTs, para que todos tenham conhecimento e possam operar o sistema com eficácia. 
  • Vídeo de lançamento para comunicar a população de que o sistema está sendo instalado e para solicitar a colaboração de todos. 

O CTR eletrônico realmente veio para inovar e transformar os protocolos de segurança. Afinal, ele combate o descarte criminoso e ilegal de entulho, reduz a sonegação de impostos e automatiza a fiscalização.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *