Como saber se o entulho foi descartado corretamente?

Como saber se o entulho foi descartado corretamente?

Sim, é possível saber se o seu entulho foi descartado de forma correta. Quer saber como? Siga em frente!

 

Muito se fala sobre o descarte correto de resíduos da construção civil, mas como saber se o entulho realmente foi descartado da maneira correta? Antes de mais nada é preciso ter certeza de que a empresa contratada para a coleta do entulho é regularizada, como a Rafa Entulhos, que segue a legislação e, ao fazer a coleta, destina os resíduos para uma ATT (Área de Transbordo e Triagem), que faz o trabalho de triagem para que os resíduos sejam enviados para usinas de beneficiamento e recicladores, tendo um destino final adequado e sustentável. 

 

Ao buscar a caçamba para a destinação, a empresa deve apresentar um documento chamado CTR, que significa Controle de Transporte de Resíduos, ele fornece informações sobre a expedição, transporte e recebimento dos resíduos no local da destinação final. Geralmente uma via fica com o gerador e a outra com o transportador. E quando o entulho chega ao seu destino final, é necessário dar baixa nesse documento.

 

Apesar da sua grande importância, apenas o CTR não garante que a sua obra está 100% correta. Para comprovar que os seus resíduos terão uma destinação adequada, é necessário ter mais documentos. Pensando em todo esse processo, a Rafa Entulhos oferece essas documentações para o cliente assim que é realizada a contratação da caçamba, sem nenhum custo adicional. São cinco relatórios que dão toda a garantia de que o entulho está sendo destinado da maneira correta. São eles:

 

  • Relatório de serviços: histórico de cada movimentação, como entregas, trocas e retiradas realizadas, para que o cliente tenha um controle das movimentações da sua obra. 

  • Relatório CTR-E: aqui o cliente encontra a relação de CTR-es emitidos em cada coleta.

  • Declaração ambiental: é uma declaração de recebimento com informações de quantidade, classe e tipos de resíduos coletados. É usada para comprovar detalhadamente as quantidades de cada tipo de resíduos emitidos pela obra em determinado período. 

  • CDF: significa Certificado de Destinação Final, e ele garante que os locais nos quais os resíduos foram destinados são regulamentados e ambientalmente responsáveis.

  • Selo de logística reversa: esse selo é o “Santo Graal” da sustentabilidade, pois comprova que os resíduos viraram matéria-prima novamente, praticando a logística reversa e a economia circular.

Cada pessoa é responsável pelos resíduos que gera, portanto, também é de responsabilidade do gerador acompanhar esse descarte para ter certeza de que ele foi realizado da maneira correta. Lembre-se que esse cuidado começa na contratação da empresa, que deve ser séria, dar todo o respaldo ao cliente, seguir a legislação à risca e ter preocupação ambiental, como a Rafa Entulhos. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *