O agregado reciclado, além da sustentabilidade, também traz economia para a construção civil. Veja onde ele pode ser utilizado!

Você sabe o que é o agregado reciclado? É um produto criado a partir da transformação de resíduos da construção civil, ou seja, é um material que é sustentável e traz muito mais economia para a obra. 

Além de promover a economia circular transformando um resíduo em um novo produto, o uso do agregado reciclado também poupa recursos naturais. Por exemplo, a Rafa Entulhos coleta os resíduos de uma calçada que foi quebrada. Esse resíduo é processado e transformado em areia novamente. Dentro dele já existe areia, então o que acontece no processo é que essa areia é extraída e utilizada, por isso é uma areia de grande qualidade. 

Existem vários tipos de agregado reciclado, como o misto, que pode ser usado para base e sub base. Nessa categoria há diversas granulometrias, e dependendo da aplicação desse agregado tem uma granulometria específica. E, além dele, existe o agregado reciclado de concreto e resíduos cimentícios, que é caso da areia vendida pela Rafa Entulhos. Aliás, a areia é o agregado reciclado mais utilizado dentro de uma obra.

Segundo o MARE 2020 (Manual de Aplicação do Agregado Reciclado) da Abrecon, o agregado reciclado pode ser usado tanto para pavimentação, como em concreto moldado, argamassas e até artefatos pré-fabricados. 

Na maioria das vezes, a finalidade do agregado reciclado dentro da obra, principalmente, a areia, é para produção de argamassa, assentamento de blocos, chapisco, rebocos, contrapisos, etc. É possível usar o agregado em todas as partes da obra, exceto na estrutural. 

A Rafa Entulhos atende a norma da ABNT NBR 15116 para a aplicação do seu agregado reciclado dentro das obras, porém, só não existe uma norma ainda para o uso em concreto estrutural, mas na maior parte da obra é possível, sim, usar o agregado reciclado. 

Com tantos benefícios, é preciso educar o mercado para que olhem cada vez mais para o agregado reciclado como uma opção não só econômica, como também de redução de desperdício na construção civil. 

Atendimento das 7h às 21h

Estamos em atendimento pelo WhatsApp