Sim, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos também devem ser coletados para ter uma destinação adequada. Veja como!

Não são só as grandes obras de construção civil que devem destinar os seus resíduos de maneira correta. Cada pessoa é responsável pelos resíduos que gera e isso vale também para pequenos geradores, pessoas que fazem obras ou reformas em suas casas. 

Para essa necessidade existe a coleta fracionada, operações de transporte que carregam pequenas quantidades de resíduos de vários destinatários. Dentro dessa categoria se inclui o descarte de resíduos de construção, móveis que não são mais usados, eletrodomésticos e até eletrônicos. 

Rafa Entulhos Express

A coleta fracionada da Rafa Entulhos é chamada de Rafa Entulhos Express, e ela visa a maior comodidade e segurança ao gerador. Nessa categoria são coletados resíduos da construção civil de pequenos geradores e também móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. 

Sabe aquele móvel velho que você não usa mais? Ou aquela geladeira usada ou colchão, que só está ocupando espaço em casa? Eles podem ser descartados de forma ecológica pela Rafa Entulhos, para depois serem reciclados. 

E é muito simples, prático e seguro solicitar essa coleta, pois o gerador não precisa nem sair da sua casa. O cliente faz a solicitação e, no dia agendado, recebe um comunicado confirmando o veículo, dados e fotos, tanto do motorista, como também do ajudante, para uma maior segurança. 

A grande vantagem desse tipo de coleta é que ela é realizada pelo próprio motorista e ajudante, que entram na casa, recolhem o material e carregam o caminhão. Em seguida, o gerador recebe o certificado de destinação do resíduo. 

Destinação dos resíduos

O resíduo da construção civil de pequenos geradores, que é coletado em sacos, mesmo sendo em menor volume, também vão para as unidades da Rafa Entulhos de transformação, onde eles são transformados em agregado reciclado, assim como os resíduos das grandes obras. 

Já os móveis, eletrônicos e eletrodomésticos têm destinações diferentes. Os móveis vão para as unidades da Rafa e são encaminhados para o tipo de destinação correta. Os sofás, por exemplo, passam por um processo de moagem, no qual são quebrados e entram em uma esteira, onde são separadas as espumas e tecidos. A estrutura de madeira do sofá entra em um picador, onde os cavacos são picados e, através de um sistema de eletroímãs, os metais – se forem molas, pregos, parafusos e grampos – são separados, e essa madeira é transformada em combustível.

Já os eletrodomésticos e eletrônicos são armazenados nas unidades da Rafa e encaminhados para empresas que farão a sua desmontagem e reciclagem dos componentes eletrônicos. 

Viu como o móvel, eletrônico ou eletrodoméstico que você não usa mais e que está encostado em casa pode ter um novo destino? Seja consciente e responsável pelo resíduo que gera e descarte da maneira correta. 

Atendimento das 7h às 21h

Estamos em atendimento pelo WhatsApp