Saiba como é o ciclo da economia circular na construção civil: desde a coleta, até a reciclagem de concreto e como retorna para a obra

O processo de gestão de resíduos dentro da construção civil é essencial e traz inúmeros benefícios: como a preservação do meio ambiente e maior economia para a obra. Para que entenda detalhadamente como funciona esse processo, conversamos com o Cleberson, da construtora Trisul, cliente da Rafa Entulhos, que revelou na prática todo o ciclo da coleta de resíduos de concreto até o retorno dele em areia de alta qualidade. Confira!

 

Ciclo da coleta

Dentro da construção civil as empresas fazem o planejamento estratégico da obra, para que não sobrem materiais, porém, é comum que gere poucas sobras. “Tentamos aproveitar ao máximo o que podemos, mas, às vezes, não há como aproveitar, então precisamos destinar para a coleta”, conta Cleberson.

Quando esse concreto vai ser destinado, ele é reservado em um local e, no dia seguinte, quebrado para ser coletado por caçambas específicas. “Nas caçambas da Rafa Entulhos ele vai sozinho, sem misturar com outros resíduos, isso facilita porque a caçamba é identificada e evita a etapa de triagem após a coleta, já que a empresa manda direto para a usina deles”, explica.

Após esse processo que garante a segurança da destinação, o resíduo será reciclado. “Na primeira oportunidade, compramos esse material reciclado para a obra, que é uma areia de qualidade, feita com excelência, com um ótimo custo benefício e laudo ambiental”, revela Cleberson, que completa dizendo que após a reciclagem, a areia volta limpa, parecendo natural, sendo possível utilizá-la em diversos trabalhos. 

 

Vantagens da gestão de resíduos

Além de ser um processo sustentável e inovador, a gestão de resíduos também tem um grande apelo financeiro. “Se tratando de sustentabilidade é um material que deixa de se tornar entulho e ir para um aterro, que contamina uma área”, explica Cleberson. Já na questão financeira, a construção civil tem um material de muita qualidade que é adquirido por um preço acessível. “Como a Rafa Entulhos cumpre todos os critérios do agregado reciclado, eles conseguem entregar um material excelente”, revela. 

 

Geração de empregos

Não se pode negar que a gestão de resíduos na construção civil também movimenta a economia, já que gera renda e emprego. A partir do momento que se cria um novo conceito de trabalho com resíduos, são gerados novos empregos. “Não podemos esquecer que há um ser humano ali, produzindo o material, o motorista trazendo, então é um trabalho incrível e necessário para a sociedade”, finaliza Cleberson. 

Atendimento das 7h às 21h

Estamos em atendimento pelo WhatsApp