Veja como a sexta maior construtora em valor de mercado do Brasil virou a chave, colocou a logística reversa em prática no dia a dia e se tornou referência na área!

A construção civil é a que mais gera resíduos e também explora recursos naturais. Com o intuito de reduzir esse impacto focando na sustentabilidade, em gerar economia e oportunidades, foi que a Trisul decidiu apostar na logística reversa. 

Segundo Cleberson Ferraz, do setor de sustentabilidade da construtora, não é uma tarefa fácil, mas traz inúmeros benefícios. “É muito difícil encontrar com quem falar nos fabricantes, por exemplo, para negociar essa logística. A maioria das grandes empresas não têm departamento de sustentabilidade. E quando encontramos a pessoa certa, a primeira coisa que pensam é que vão ter gastos com frete ou dor de cabeça”, conta Cleberson.

Para ajudar os fabricantes a quebrarem esse paradigma, Cleberson apresenta o seu projeto e comprova a eficácia da logística reversa com números, pois é uma prática que beneficia a todos. 

 

Educação da equipe

A logística reversa da Trisul começa com o treinamento junto aos empreiteiros e equipe de engenharia. “Focamos em organização dos resíduos, identificação, limpeza na obra e, posteriormente, buscamos alternativas para a destinação dos resíduos”, conta Cleberson. 

A educação é fundamental para que a equipe e empreiteiros entendam por que e como direcionar esse material. “Nós ensinamos tudo, como descer o entulho, a sucata, a madeira, o procedimento certo, como manusear a sacaria de cimento, papel, plástico e para onde esses resíduos vão”, revela. Cleberson completa dizendo que não é só falar “faz”, é preciso fazer as pessoas entenderem a importância de organizar, preparar o canteiro de obras e fazer a segregação dos materiais. 

No passado, a empresa pagava caçambas para a coleta dos resíduos, mas hoje há um trabalho com cooperativas e empresas privadas. “Inclusive, fazemos o trabalho de organização junto a eles, é um trabalho forte e constante que a Trisul vem fazendo. Somos referência no mercado com logística reversa e trabalhamos muito nesse processo. Não é algo fácil, porque se fosse todos fariam, mas estamos trabalhando bastante nisso”, revela. 

 

Mudança no mindset

Apesar de ser referência em logística reversa, a Trisul busca continuamente criar soluções para que esse processo seja melhor e viável para todos, desde os canteiros de obras, até fabricantes e mercado varejista. 

“A Trisul virou a chave, vimos a importância de tirar o custo das caçambas, porque a sustentabilidade também visa a economia. Não somos os ‘ecochatos’ do mercado, vemos a sustentabilidade como um todo, pela parte social, de economia para a empresa e de atender a legislação. Queremos fazer a diferença no mercado”, finaliza. 

 

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Confira o podcast da GRX 360 com Rafael Teixeira, diretor da Rafa Entulhos, Hugo Macmillan, da Luca Ambiental, e Cleberson Ferraz, da Trisul. 

Atendimento das 7h às 21h

Estamos em atendimento pelo WhatsApp