Você tem dúvidas na hora de alugar uma caçamba? Reunimos aqui dicas para facilitar essa missão! 

 

Fato: a maioria das pessoas não fazem ideia de como alugar uma caçamba, quais são as regras de utilização, etc. Se esse é o seu caso, vamos ajudá-lo tirando algumas dúvidas. 

 

Antes de mais nada é preciso procurar empresas confiáveis para a locação das caçambas, que sigam a legislação e ofereçam o CTR, que é Controle de Transporte de Resíduo, um documento que comprova que o descarte foi finalizado e feito em um local apropriado. 

 

Ao contrário do que muitos pensam, as caçambas não são para qualquer tipo de resíduo, elas são adequadas apenas para resíduos da construção civil, como alvenarias, concreto, argamassa, gesso, vidro, canos, entre outros. Materiais líquidos ou químicos, que envolvem tintas ou solventes, devem ser descartados em caçambas específicas, pois eles necessitam de outro tipo de descarte. 

Pode parecer complexo a quantidade de leis que regulamentam a locação de uma caçamba, mas ao contratar a Rafa Entulhos o cliente tem uma consultoria completa sem custos adicionais. Contamos com uma equipe específica da área de viabilidade que faz uma análise sobre as regras relacionadas ao estacionamento da caçamba. Além do mais, ao contratar a Rafa Entulhos, você também tem a tranquilidade de estar 100% dentro da legislação. 

Abaixo compartilhamos algumas regras que devem ser seguidas ao se contratar uma caçamba:

  • A caçamba precisa ter identificação e informações da empresa a qual pertence, como nome, telefone, número de série, dados sobre tamanho, etc. Além de faixas refletivas para evitar acidentes. 
  • As caçambas podem ser estacionadas apenas em ruas com mais de 7 metros de largura;
  • Elas podem ocupar vias públicas por até, no máximo, três dias, desde que ocupe uma área física de estacionamento de um carro comum, seguindo o fluxo da avenida. Já em local interno, não há limite de tempo estabelecido, podendo variar de 3 a 10 dias de acordo com as regras da empresa contratada.
  • Essa caçamba não pode permanecer em qualquer lugar que não seja em frente à obra;
  • Não é permitido estacionar as caçambas em cima de calçadas e nem em locais proibidos de estacionar;
  • Elas também não podem estar em faixa de pedestres ou faixa amarela;
  • É preciso ter uma distância de 30 cm da calçada para desbloquear o fluxo de água;
  • Não é indicado que o entulho ultrapasse a barra de segurança existente na caçamba. Os materiais que excederem esse tamanho devem ser cortados para maior segurança e para evitar punições, pois podem ocasionar multas. 

 

As caçambas da Rafa Entulhos seguem todo o padrão exigido por lei, desde a comunicação, até faixas refletivas para a prevenção de acidentes na via. Além disso, todas as caçambas possuem certificado de transporte de resíduos (CTR), que dão a garantia de que o seu entulho será levado para as ATTs da empresa, que separam, tratam e transformam a maioria dos resíduos em novos produtos. Ou seja, tudo o que os clientes precisam para não terem problemas durante o período de locação da caçamba. 

Atendimento das 7h às 21h

Estamos em atendimento pelo WhatsApp