Muito se fala sobre os perigos da destinação irregular de resíduos da construção civil, mas você já parou para pensar nos benefícios de uma destinação correta? Veja a seguir!

 

O setor da construção civil é um dos que mais gera resíduos e também o que mais consome recursos naturais. Algumas práticas podem reduzir o impacto causado ao meio ambiente, como o descarte correto dos resíduos. 

 

Antes de falarmos sobre qual a maneira correta de descartá-los, é preciso entender que resíduo de construção civil é todo o resíduo gerado no processo de construção, reforma, enfim, nas obras em geral. Para o descarte ser considerado adequado, o resíduo deve ser coletado, ter uma destinação correta, reciclado ou reutilizado.

Na Rafa Entulhos, esse resíduo é coletado por caçambas específicas e encaminhado para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs), onde são descartados para a triagem e depois enviados para usinas especializadas. Após essa destinação, a grande maioria dos resíduos são reciclados e transformados em novos produtos, que retornam a obra com um ótimo custo-benefício. 

Esses são apenas alguns dos benefícios da destinação correta dos resíduos, confira outros abaixo:

Preservação do meio ambiente

Ao destinar os resíduos da maneira correta, você evita a contaminação do solo, de lençóis freáticos, rios, etc. Além do mais, quando os resíduos são coletadas da maneira correta é possível realizar a reciclagem, reduzindo a necessidade de se explorar mais recursos naturais. 

 

Redução de custos

O descarte correto dos resíduos deve ser considerado um investimento para as empresas, pois trazem muitos benefícios, principalmente, financeiros. Com a coleta realizada de maneira correta há grande possibilidade de reciclar esses resíduos, que voltam para a obra em forma de novos produtos com um bom custo-benefício. 

 

Boa reputação no mercado

A gestão de resíduos da construção civil deixou de ser um diferencial, para se tornar essencial. As pessoas estão cada vez mais atentas em como as suas atitudes impactam o meio ambiente e, com isso, exigentes em relação aos serviços que consomem, por isso querem saber detalhes sobre o ciclo de uma obra antes de contratar uma construtora. E ter a certeza de que uma empresa destina seus resíduos de maneira correta gera mais confiança na hora da contratação.

 

Diminuição dos riscos de contaminação da população

Quando o descarte é feito de maneira correta, não há contaminação do solo e nem acúmulo de água ou lixo que possam atrair vetores de diversas doenças. 

O descarte correto de resíduos é coisa séria e impacta muito mais pessoas do que se imagina. E a solução é simples: se cada um cuidar do resíduo que gera, descartando da maneira correta, o meio ambiente e a população agradecem.

Atendimento das 7h às 21h

Estamos em atendimento pelo WhatsApp