O processo de reciclagem de entulho

O processo de reciclagem de entulho
by

O processo de reciclagem de entulho

Entenda cada etapa da reciclagem do entulho coletado da construção civil. 

 

Você já parou para pensar qual o ciclo do entulho depois que ele é coletado? Ele passa por uma longa jornada até ficar pronto para ser reciclado e é o que explicaremos aqui.

 

Antes de mais nada é preciso entender que entulho é a forma popular de se chamar os resíduos da construção civil. De acordo com a Resolução do CONAMA 307, os resíduos têm várias classificações, são elas:

 

Classe A: concreto, alvenaria, cerâmica, argamassa, etc.

Classe B: madeira, gesso, metal, plástico, papel, enfim, tudo o que pode ser reciclado.

Classe C: rejeitos que não são viáveis para a reciclagem.

Classe D: os considerados quimicamente perigosos, como tintas, solventes, etc.

 

Hoje explicaremos o ciclo da reciclagem dos resíduos Classe A. A Rafa Entulhos começa com a coleta desses resíduos e os envia para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs) , pois para que a usina beneficie esse tipo de entulho precisa de uma área com um bom espaço. A Rafa Entulhos conta com algumas espalhadas pela região metropolitana de São Paulo.

 

Esse resíduo é enviado para a usina, na qual ele pode já chegar triado, pronto para ser processado, ou seja, para passar pelas máquinas. Caso precise ser triado, ele é colocado em um alimentador vibratório, uma espécie de funil, depois vai para uma esteira, onde é feita uma triagem para separar resíduos indesejados. 

 

Os resíduos caem em um britador de mandíbula, que tem a função de quebrar as frações do entulho. Essa máquina quebra o entulho de acordo com a granulometria que a usina deseja produzir. Caso nesse entulho tenha algum ferro, existe também uma esteira com eletroímã que retira os metais após a britagem.  Os metais que são retirados vão para uma caçamba para serem vendidos para siderúrgicas. 

 

Para finalizar, as pedras passam por uma peneira vibratória, a função dela é fazer a classificação do agregado, separando por tamanho. É aqui que ele é extraído e classificado em pedra I, areia, pedrisco, etc. As pedras maiores ou naturais podem ser vendidas assim ou passadas por uma moagem secundária para serem transformadas em areia. E fechando o ciclo, esse resíduo volta para a obra em forma de um novo material.  

Apesar de não ser um processo simples, a reciclagem do entulho é muito viável economicamente e também com o foco de reduzir o impacto ambiental, afinal, ela gera a economia circular, transformando resíduos em novos produtos. 


Comments

  1. Elenice de Melo Rocha : setembro 24, 2020 at 10:41 am

    Excelente explicação sobre a reciclagem de RCD e TCC, muito bom, esse trabalho de vocês,nos abre a mente para o novo conhecimentos de algo que até então era apenas lixo e não sabemos o que fazer com ele. Nada se perde tudo se transforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *