Aterros clandestinos de lixo e entulho e a regulamentação do transporte de RCD
by sancho
O Brasil possui mais aterros clandestinos de lixo e entulho do que locais licenciados e legalizados para o tratamento dos resíduos da construção e demolição.
O preço do aluguel das caçambas estacionárias revela que não há destinação correta dos resíduos da construção no Brasil. Esse fato é corroborado com os dados da Pesquisa Setorial ABrecon 2022 que mostra que, além disso, os transportadores não conseguem ter uma relação formal com seus clientes.
Os aterros clandestinos de lixo e entulho são locais inadequados para a disposição de resíduos e oferecem risco ao terreno, em caso de chuva forte, ao meio ambiente, às águas superficiais e às pessoas. Em muitas cidades a prática criminosa está associada com grupos criminosos que usam a área para vender lotes de terrenos de forma irregular.
As empresas transportadoras de resíduos da construção são, em sua maioria, pequenas, com até cinco veículos e aproximadamente 150 caçambas. Isso torna o negócio muito dependente da indústria da construção, que passa a sua responsabilidade de destinar o entulho para o caçambeiro, o elo mais frágil.
Para discutir a responsabilidade pós consumo, a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon organiza em parceria com o Movimento de Valorização do Transporte de Resíduos o Seminário Nacional dos Transportadores de Resíduos da Construção e ATT 2024 em São Paulo.
Seminário Nacional do Transporte de Resíduos da Construção e ATT 2024
13 de junho de 2024 às 08h em São Paulo – SP
R. Boa Vista, 51 – Centro Histórico
Acesse: www.abrecon.org.br